ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Nobel de Economia aborda impactos da transformação geopolítica nas relações internacionais
Whats App Image 2025 05 06 at 17 58 10

Economista Daron Acemoglu palestrou em evento do Sistema CNA/Senar, na terça (6)

7 de maio 2025
Por CNA

Brasília (07/05/2025) – O economista Daron Acemoglu, um dos vencedores do Prêmio Nobel de Economia em 2024 e professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) fez uma palestra magna, na terça (6), no evento “Cenário Geopolítico e a Agricultura Tropical”, realizado em São Paulo.

O encontro foi promovido pelo Sistema CNA/Senar, em parceria com o Estadão e com a Broadcast, no Hotel Grand Hyatt, e reuniu especialistas para discutir os desafios e as oportunidades para o agro brasileiro diante das mudanças no comércio mundial.

Acemoglu abordou o tema “Transformações Geopolíticas: Impactos no Futuro das Relações Internacionais”. No início da palestra, Daron demonstrou preocupação com o atual momento geopolítico que, segundo ele, é confuso e perturbador.

“Estamos ando por várias mudanças ao mesmo tempo e sem precedentes. Cada uma das mudanças é transformadora o suficiente, e impõe perigos, desafios e oportunidades que os países terão que enfrentar”, disse.

Em sua palestra, o economista citou quatro grandes tendências no mundo: a reformatação da ordem global; a inteligência artificial; as alterações demográficas; e as mudanças climáticas.

“Todas as mudanças vindas dos Estados Unidos têm efeitos fundamentais no mundo inteiro, mas seria um erro pensar que isso é algo que surgiu sem uma causa. As medidas da istração Trump são sintomas de um mundo que foi criado nas últimas décadas”.

Segundo Daron, nas últimas décadas foi observado um desempenho inferior da democracia, a disparada da desigualdade em alguns países, incluindo no Brasil e nos EUA, além da redução da qualidade do serviço público.

“Apesar de a democracia ter um desempenho pior que o esperado, ainda continua sendo a melhor alternativa para lidar com as incertezas mundiais”.

O economista enfatizou que a radicalização da escalada tarifária prejudica os ativos americanos, que não serão vistos como “porto seguro” nos próximos dez anos e isso trará consequências na organização econômica mundial. Para ele, é possível criar cenários, mas é impossível ter qualquer certeza”.

Além da transformação da ordem mundial, Daron pontuou outras tendências e como elas vão impactar as instituições globais. “Estamos ando por um período muito confuso. Todas as mudanças estão acontecendo simultaneamente. Entretanto, são oportunidades para alguns países, como o Brasil, de assumir um papel de liderança”.

O vencedor do Nobel de Economia concluiu que a flexibilidade é fundamental para os setores se adaptarem a esse novo momento. Ele destacou que a tecnologia no agro será diferente nos próximos anos e que a mão de obra irá demandar “sangue novo”. “As empresas de sucesso serão as que saberão se adaptar”.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas