Senar participa de celebração dos 52 anos da Embrapa

Diretor-geral, Daniel Carrara, discursou na cerimônia, na noite de quarta (7)
Brasília (08/05/2025) – O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, participou, na noite de quarta (7), do evento de celebração do 52º aniversário da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Em seu discurso, Daniel destacou a parceira da Embrapa com o Sistema CNA/Senar ao longo dos anos e o reconhecimento do setor pelo trabalho de pesquisa da empresa e pelo apoio na transferência de tecnologia ao campo.
“O produtor rural reconhece e tem gratidão pelo trabalho da Embrapa. Tudo o que o agro é hoje, ele deve a essa instituição”, disse.

O diretor-geral do Senar também falou sobre a importância da atuação do setor em parceria com a Embrapa na Conferência do Clima (COP 30), que será realizada em novembro, em Belém (PA).
“A COP 30 é uma oportunidade de comunicar ao mundo o que a agropecuária brasileira é capaz de fazer. É mostrar o que o setor já vem fazendo há anos sem precisar justificar que o país é um dos maiores produtores de alimentos”, enfatizou.
Na abertura da solenidade, a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, reforçou o compromisso da empresa com a sustentabilidade da agricultura. “O Brasil, como um dos maiores produtores agrícolas do planeta, carrega uma imensa responsabilidade, mas também uma extraordinária capacidade: a de liderar pelo exemplo”.

Protocolo – Durante o evento, foi assinado um protocolo de intenções entre várias entidades, incluindo o Sistema CNA/Senar, para a formação de uma aliança estratégica em ciência, tecnologia e inovação.
O objetivo do acordo é fomentar a competitividade e a sustentabilidade da agropecuária brasileira por meio de iniciativas conjuntas; estruturar e implementar programas, projetos e ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) de alto impacto; e identificar e solucionar desafios complexos na agropecuária nacional.

Também discursaram o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, o presidente do Conselho de istração da Embrapa, Carlos Augustin, a secretária de Bioeconomia do Ministério do Meio Ambiente, Karina Pimenta, o ministro em exercício da Pesca e Aquicultura, Édipo Araújo, a presidente do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), Tânia Zanella, e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.