ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Especialistas avaliam amostras de queijo do Prêmio Brasil Artesanal
Queijo caa

Júri técnico vai selecionar produtos para a fase do júri popular

22 de maio 2025
Por CNA

Brasília (22/05/2025) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) iniciou, na quinta (22), a etapa do júri técnico do Prêmio Brasil Artesanal de Queijos.

Durante dois dias, 186 amostras de queijos serão avaliadas por especialistas reconhecidos nacionalmente, em um processo que segue critérios técnicos rigorosos e imparciais.

Imagem

Os jurados não am os rótulos dos produtos, o que assegura uma avaliação baseada exclusivamente em atributos como aparência, textura, aroma e sabor.

O concurso tem três categorias: queijo artesanal tradicional; queijo artesanal com tratamento térmico e queijo artesanal com adições, aromatizantes ou condimentos.

Ao final dessa etapa, serão selecionados 15 queijos (cinco em cada categoria) que avançam para a próxima fase do concurso, que será a avaliação popular, onde em geral vai degustar os produtos e fazer a avaliação.

Imagem

Na abertura da programação, o diretor técnico adjunto da CNA, Maciel Silva, destacou o papel da ciência e da tecnicidade na valorização dos produtos.

“Quando avaliamos os queijos de forma comparativa e com base em critérios técnicos bem definidos, conseguimos agregar valor de maneira justa. Isso retira qualquer julgamento subjetivo e garante a credibilidade do processo”, afirmou.

Segundo ele, o prêmio tem papel estratégico no fortalecimento dos pequenos e médios produtores rurais.

“Esse prêmio tem um valor estratégico para a CNA. Queremos que os produtores enxerguem essa iniciativa como uma oportunidade de aprendizado e visibilidade. A ideia é que eles entendam o que o mercado espera, aprimorem seus processos e percebam que é possível alcançar excelência”, completou.

A assessora técnica da CNA, Fernanda Regina, ressaltou que o júri técnico representa uma etapa fundamental para identificar o cuidado e a dedicação dos produtores.

“Além de incentivar a busca constante pela qualidade. Cada amostra traz consigo uma origem, uma cultura e um saber tradicional que merecem ser reconhecidos e valorizados”, disse.

Próximas etapas

Os produtos mais bem avaliados arão por uma análise sensorial feita pelo júri popular, composto por consumidores durante a ExpoVitis, no dia 20 de junho.

Serão premiados cinco finalistas por categoria com certificados e prêmios em dinheiro. Além disso, os três primeiros colocados também receberão o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.

O Prêmio Brasil Artesanal é uma iniciativa do Sistema CNA/Senar, por meio da Comissão Nacional de Produtos Artesanais e Tradicionais, e busca incentivar a produção com identidade regional, segurança alimentar e alto valor agregado.

Matérias Relacionadas