ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Senar lança programa para produtores rurais da região Norte
Whats App Image 2025 05 16 at 13 33 59

Diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, lançou o AgroNorte na Agrotins, em Palmas

16 de maio 2025
Por Senar

Brasília (16/05/2025) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou o programa “Agronorte”, na quinta (15), iniciativa que prevê uma série de ações para os produtores rurais dos sete Estados da região como Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), promoção social, saúde no campo, entre outras.

O anúncio foi feito pelo diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, durante a reunião da Comissão Nacional da Região Norte, na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), em Palmas.

“Nós realizamos um diagnóstico dos sete estados da região Norte, identificando os pontos positivos, as iniciativas já existentes e o que precisava de reforço. A partir do resultado, definimos as ações prioritárias para atender as necessidades dos produtores rurais”, afirmou Carrara.

A partir do diagnóstico, o AgroNorte vai promover e reforçar as iniciativas aos produtores rurais com o foco na ATeG, Saúde no Campo, serviços de ESG (Ambiental, Social e Governança), assistência para a agroindústria, Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social, Formação Técnica (Rede e-Tec) e CNA Fiagro.

Para atender os produtores da melhor forma possível, o Senar vai capacitar 1.530 técnicos e o objetivo é levar esse conjunto de ações a 20 mil propriedades rurais nos sete Estados da região. As ações do programa terão início em junho e duração de três anos. Todos os atendimentos aos produtores são gratuitos.

O foco das ações será nas atividades com maior potencial produtivo da região, como bovinocultura de corte (pastagens), piscicultura, apicultura e meliponicultura, cafeicultura, fruticultura (cacau, maracujá, banana, açaí, guaraná), olericultura e agroindústria.

Dentre as tecnologias que serão transferidas aos produtores estão a recuperação e manejo de pastagens, planejamento forrageiro, sistema de plantio direto, agricultura regenerativa, conservação de solos, sanidade, manejo e nutrição animal e introdução de sistemas agroflorestais.

Capacitações – Na primeira etapa do programa, o Senar vai oferecer capacitações presenciais para instrutores, técnicos de campo e supervisores e estudantes da Rede e-Tec (cursos técnicos), com o objetivo de fortalecer a atuação local do Senar como agente de transformação e desenvolvimento do meio rural.

O diretor de ATeG do Senar, Eduardo Gomes, afirmou que os treinamentos contam com conteúdo atualizado e adaptado às realidades locais da região Norte. “É uma forma de manter a equipe técnica no campo atualizada e com os mesmos níveis de conhecimento para dar condições de e e difusão das tecnologias aos produtores, tanto nas capacitações quanto na Assistência Técnica e Gerencial”.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas