ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Maranhão

São Pedro da Água Branca se prepara para viver sua primeira feira agropecuária
D54e069a 71f5 4d7c 8a6e 41dd283b85e1

De 22 a 25 de maio, a 1ª Expo São Pedro reunirá capacitações, exposição de animais, negócios e encontros com foco no fortalecimento da agropecuária familiar da região

22 de maio 2025

Por: Raquel Araújo

Fonte: SENAR MA

A cidade de São Pedro da Água Branca (MA), na fronteira com o estado do Pará, se prepara para viver um marco no seu calendário agropecuário. De 22 a 25 de maio, será realizada a 1ª Expo São Pedro, evento que promete movimentar a economia local, promover capacitação técnica e gerar novas oportunidades para produtores rurais, empreendedores, juventude e mulheres do campo. A programação contará com cursos, palestras, oficinas, exposição e comercialização de animais, além de rodadas de negócios, apresentações culturais e atrações musicais.

A feira é realizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de São Pedro da Água Branca, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sebrae, e Prefeitura Municipal. O evento será realizado no Parque de Exposições de São Pedro da Água Branca, que ou por adequações para receber estrutura de capacitação e exposição.

Para o presidente da Faema, Raimundo Coelho, a realização da feira reforça a atuação do sistema sindical rural em todas as regiões do estado. “A Expo São Pedro representa uma conquista para a região tocantina. O evento é fruto da mobilização do nosso sistema com o sindicato rural local, com o apoio de importantes parceiros. Vamos levar capacitação, vitrines e oficinas tecnológicas, oportunidades de negócios e valorizar a força do nosso agro familiar e empresarial", afirma.

A programação técnica será coordenada por parceiros do sindicato rural, como o Senar Maranhão, com foco na formação de produtores e trabalhadores rurais, e Sebrae, fomentando o empreendedorismo rural. Segundo o superintendente do Senar-MA, Luiz Figueiredo, a feira é uma ferramenta estratégica para levar conhecimento e assistência ao campo. “Estamos comprometidos em oferecer capacitações de qualidade, aproximar a juventude do campo das oportunidades e garantir o protagonismo das mulheres rurais. A Expo São Pedro nasce com a missão de transformar realidades”, destaca.

À frente da organização local, a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São Pedro da Água Branca, Luciana Neres, celebra a concretização do projeto. “Estamos realizando um sonho da nossa categoria e da nossa cidade. A feira é um espaço para mostrar o que temos de melhor na produção local, mas também para aprender, evoluir e fazer negócios. É o resultado de uma união de forças que vai deixar legado para todos”, ressalta Luciana.

Com entrada gratuita, a 1ª Expo São Pedro terá também a realização do primeiro encontro regional de Mulheres do Agro, no dia 22, e o Encontro de Produtores Rurais, no dia 23, além de apresentações de experiências bem-sucedidas de empreendedorismo rural, vitrines tecnológicas, feira da agricultura familiar e uma série de atividades voltadas para o fortalecimento do setor agropecuário da região.

Áreas de atuação