ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Mato Grosso

Produtor rural, atenção: Contribuição Sindical Rural vence em 22 de maio
Whats App Image 2025 05 21 at 10 55 30

O sistema sindical rural é estruturado de forma piramidal e representa, com legitimidade, os interesses do setor agropecuário brasileiro

21 de maio 2025

Por: Vania Costa

Fonte: Ascom Famato

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) alerta os produtores rurais de todo o estado para o prazo final de pagamento da Contribuição Sindical Rural, ano-base 2025. O vencimento, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, é 22 de maio de 2025 (quinta-feira). O boleto é enviado pelos Correios pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pode ser pago em qualquer instituição bancária.

Embora facultativa, a contribuição é uma das principais fontes de financiamento das ações desenvolvidas pelo Sistema Sindical Rural, composto pela CNA, pelas federações estaduais – como a Famato – e pelos sindicatos rurais municipais.

O sistema sindical rural é estruturado de forma piramidal e representa, com legitimidade, os interesses do setor agropecuário brasileiro. No topo está a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), seguida pelas 27 federações estaduais, como a Famato em Mato Grosso, e mais de 2 mil sindicatos rurais espalhados por todo o país. Na base dessa estrutura estão os mais de 1,3 milhão de produtores rurais associados, que dão força e representatividade ao setor.

A distribuição dos recursos arrecadados por meio da contribuição sindical segue uma divisão previamente estabelecida: 60% ficam com o Sindicato Rural do município, 15% com a federação estadual (como a Famato), 5% com a CNA, e 20% são destinados ao Ministério do Trabalho — totalizando assim os 100%.

Essa divisão assegura que os recursos sejam utilizados em diferentes níveis de atuação, do local ao nacional, fortalecendo a defesa dos interesses dos produtores rurais em todas as esferas.

Segundo o diretor istrativo e Financeiro da Famato, Robson Marques, o pagamento representa um investimento direto na representatividade do produtor rural e no fortalecimento da defesa do setor agropecuário.

“É um investimento na representatividade do produtor rural e na construção de um ambiente mais favorável para quem trabalha no campo”, afirmou Marques.

A contribuição permite que as entidades sindicais atuem de forma coordenada junto a órgãos públicos, no acompanhamento de pautas legislativas e no desenvolvimento de projetos voltados à sustentabilidade, inovação e boas práticas agrícolas em todo o estado.

“Ao contribuir, o produtor rural ajuda a manter ativa uma rede que trabalha diariamente para garantir segurança jurídica, apoio técnico e desenvolvimento ao setor que move o Brasil: o agronegócio”, reforçou o diretor da Famato.

Além disso, os recursos arrecadados fortalecem a atuação dos sindicatos rurais, que são a principal porta de entrada para uma série de serviços e oportunidades oferecidos aos produtores, como capacitações, parcerias técnicas, orientações jurídicas, tributárias e ambientais.

Para ar a 2ª via: /2-via-contribuicao-sindical

Para emitir as guias de anos anteriores, procure o setor de arrecadação da Famato pelo telefone: (65) 3928-4420

Matérias Relacionadas