ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

CNA promove debate sobre oportunidades do mercado de carbono
51981829926 6a4af7c203 c

Live reuniu representantes dos Ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente

1 de junho 2022
Por CNA

Brasília (01/06/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu, na quarta (1), a live “Mercado de Carbono: oportunidades para o agro”.

O encontro contou com a participação da diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Fabiana Villa Alves, e do secretário adjunto de Clima e Relações Internacionais do Ministério do Meio Ambiente, Marcelo Donnini Freire. O moderador foi o coordenador de Sustentabilidade da CNA, Nelson Ananias.

Para Ananias, o mercado de carbono é uma grande oportunidade do setor agropecuário contribuir para o acordo de redução das emissões de gases de efeito estufa e diminuição da temperatura média do planeta – ambos definidos durante a durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26) – além de representar uma forma de agregar valor e reforçar a sustentabilidade do agro brasileiro internacionalmente.

Segundo ele, o Brasil tem metas relevantes, como o combate e redução do desmatamento ilegal, neutralidade das emissões de gases de efeito estufa até 2050, recuperação de florestas e promoção de uma agricultura de baixa emissão de carbono, mas precisa definir as regras do mercado interno de carbono.

“Todas essas ações trazem um potencial muito grande de o do setor produtivo rural a um mercado de carbono como um grande provedor de soluções ambientais atrelado a um retorno econômico para a atividade”, afirmou ele.

Marcelo Freire destacou que, além de ser uma ferramenta de mitigação das mudanças climáticas, o mercado de carbono poderá trazer benefícios econômicos e sociais para o País. Ele acredita que o agro é um grande provedor de serviços ambientais e será decisivo para a descarbonização da economia, por ter um grande potencial como exportador de créditos de carbono.

Fabiana Alves ressaltou que o tema vem sendo trabalhado desde 2010 pelo Ministério da Agricultura e que o Plano Setorial de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (ABC+) vem disseminando tecnologias que contribuem para a mitigação dos gases de efeito estufa. Ela reforçou as oportunidades geradas pela iniciativa, como maior eficiência produtiva e pagamentos por serviços ambientais, e anunciou que o próximo o será o lançamento do Programa Nacional de Descarbonização de Cadeias Agropecuárias.

Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-4135/1421/1447
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação