ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

CNA participa da reunião da Câmara Setorial da Carne Bovina
Whats App Image 2025 05 13 at 15 42 33

Encontro aconteceu na terça (13), em São Paulo (SP)

14 de maio 2025
Por CNA

Brasília (14/05/2025) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (13), em São Paulo, da reunião da Câmara Setorial da Carne Bovina do Ministério da Agricultura.

O encontro aconteceu na sede da Sociedade Rural Brasileira (SRB), na capital paulista. Um dos temas abordados foi a classificação e tipificação de carcaças de bovinos.

O presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, Francisco de Castro, defendeu a necessidade de se avançar com o tema, considerando o papel de destaque do Brasil na pecuária de corte e as tecnologias disponíveis.

“Em 2022, a CNA protocolou junto à Câmara Setorial da Carne uma proposta de classificação de carcaça bovina e de padronização do abate. Posteriormente, a Câmara protocolou junto ao Mapa essa proposta para a gente modernizar o nosso sistema de abate e ter uma classificação de carcaça capaz de gerar valor na cadeia, fomentando o melhoramento genético para a gente produzir cada vez melhor”, destacou.

A Câmara Setorial enviará ofício ao Ministério, solicitando a criação de um grupo de trabalho para discutir o tema, no modelo que foi feito para a rastreabilidade individual.

O encontro também teve uma apresentação do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação Estadual do Rio Grande do Sul sobre o Portal Unificado de Serviços Online.

O foco foi na emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) pelo produtor rural, utilizando o sistema digital, que foi desenvolvido considerando as diretrizes do Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos (PNIB).

Ainda no encontro, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo reforçou a importância de um calendário para o manejo sanitário do rebanho, aproveitando o período de declaração da atualização dos animais.

Antes, o momento para esse manejo era usualmente nas etapas de vacinação contra a febre aftosa. O órgão sugeriu a criação de se ter uma rotina de fazer o manejo independente do período de vacinação, para evitar perdas financeiras decorrente de doenças.

O assessor técnico da Comissão, Rafael Ribeiro, também participou do encontro.

Áreas de atuação