ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Espírito Santo

Herança Sustentável: O futuro do campo nas mãos das novas gerações
Agrinho 23

Programa Agrinho desempenha um papel fundamental na formação das novas gerações

5 de novembro 2024

Por: Carolina Vieira

Fonte: Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES

“O que você quer ser quando crescer?” A pergunta que todos ouviram na infância conta com uma infinidade de respostas. De professora a médica, de veterinário a jogador de futebol, as crianças sonham em um dia poder fazer o que amam. Mas e quanto as crianças do meio rural?

Com números que mostram a queda no número da população rural, o objetivo é fazer com que as crianças do campo queiram ficar. Para que isso aconteça, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) apoia a comunidade do interior do estado.

Projetos que dão e ao empreendedorismo rural, oferecendo capacitações para transformar propriedades rurais em negócios lucrativos, faz com que as pessoas decidam ficar, por terem uma maior perspectiva para o futuro.

A meta é mudar os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) — que mostram que a população rural no Brasil diminuiu de 31,8% em 1991 para 15,6% em 2020 —, e assim, garantir resultados mais positivos posteriormente.

Para que o futuro seja melhor, é necessário apostar no presente. As ações de incentivo do Sistema Faes / Senar-ES acontecem desde cedo. Por exemplo, no programa Agrinho. Com o tema “Herança sustentável, semeando o futuro”, a edição de 2024 foca na sucessão no campo.

A cada ano, o programa reforça a importância da educação rural e do engajamento comunitário. Desta vez não foi diferente. De acordo com a coordenadora do projeto e analista do Senar-ES, Thais Tonani, o programa Agrinho desempenha um papel fundamental na formação das novas gerações, especialmente no campo.

“Ao falar sobre a importância da agricultura sustentável e das tradições rurais, o Senar-ES ajuda a cultivar não apenas habilidades práticas, mas também um senso de pertencimento e valorização do meio rural. Isso incentiva os jovens a permanecerem no campo, contribuindo para a continuidade da cultura e do conhecimento que seus pais construíram”, ressalta.

Junto com o apoio das Prefeituras locais, o Agrinho se desenvolve como uma capacitação para crianças e adolescentes em escolas municipais rurais, da Educação Infantil ao 9º ano, com trabalhos feitos ao longo do ano relacionados ao tema proposto.

Estamos a cerca de dez dias do encerramento do programa. Estudantes, professores, coordenadores e pedagogos terão seus trabalhos reconhecidos durante a premiação. E muito além do resultado da edição é o fruto que ficará para a vida.

A partir dos aprendizados proporcionados e das heranças de pais para filhos, é que o futuro do campo será feito.

Sobre o Agrinho

Em sua 19ª edição, o programa Agrinho tem o objetivo de dar continuidade ao legado de famílias agricultoras e já abrange 62 municípios, cerca de 700 escolas, 90 mil alunos e mais de sete mil educadores de norte a sul do Espírito Santo.

Neste ano, os 10 melhores trabalhos de cada categoria serão premiados na cerimônia de encerramento, que acontecerá em novembro. Os prêmios vão desde smartphones, tablets, notebooks e bicicletas até duas motos e dois carros 0 km.

Matérias Relacionadas