ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Acre

Circuito Agro BB 2022 realiza encontro com produtores da cafeicultura em Acrelândia
Circagroacrel221

18 de julho 2022
circagroacrel221

Ação é parceria entre SENAR e Banco do Brasil. Foto: ASCOM

Dando continuidade às ações da parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Banco do Brasil a nível nacional, foi realizada na última sexta-feira (15), no Ramal Campo Novo do município de Acrelândia, o segundo encontro do Circuito Agro BB 2022.

circagroacrel226

Produtores do Ramal Campo Novo participaram do evento. Foto: ASCOM

A iniciativa busca movimentar a economia nos municípios brasileiros, levando, através da parceria entre SENAR e Banco do Brasil, informações específicas do o ao crédito rural para pequenos e médios produtores (público-alvo da ação). Com este o, espera-se que os produtores beneficiados melhorem a gestão da atividade e, com isso, aumentem seus resultados econômicos e, consequentemente, a qualidade de vida. Para 2022 estão programados 300 eventos em 25 estados, sendo que cada encontro tem duração de oito horas com turmas entre 25 a 30 participantes.

circagroacrel223

(esq. p/ dir.) Thays Uchoa, técnica de campo; Gersi de Souza, produtor rural; e Stefanye Torres, coord. de ATeG do SENAR - AC. Foto: ASCOM

No Ramal Campo Novo, mais de 20 produtores participaram da ação, incluindo alguns que já são atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR – Acre na cadeia produtiva do café. Gersi de Souza, presidente da Associação Apruracan, contribuiu para trazer os participantes ao encontro: “A aproximação da nossa comunidade com o banco é importante para tirarmos dúvidas ligadas ao crédito rural, o que pode fazer a diferença num investimento de qualidade nas propriedades do município.”

circagroacrel224

Equipe do Banco do Brasil compareceu ao encontro para se aproximar da realidade dos produtores. Foto: ASCOM

Representando o Banco, esteve a gerente de relacionamento Daniele Ferreira, que destacou a importância do contato direto com as comunidades rurais. “Toda reunião com os produtores faz com que nosso relacionamento melhore. Não só para tirar dúvidas, mas para ter em primeira mão o às principais dificuldades que eles enfrentam em relação ao crédito rural. Esse circuito é importante para fortalecer e incentivar essa proximidade”, explicou.

Entre os participantes, estiveram Orlando de Souza e Ednilson de Oliveira, que aproveitaram o dia para tirar dúvidas relacionadas ao crédito rural e sobre o atendimento da ATeG, para estarem aptos a participar da nova turma de atendimento na cafeicultura.

circagroacrel225

Orlando de Souza foi um dos mais de 20 produtores certificados ao final do encontro. Foto: ASCOM

“Moro com minha família aqui no Campo Novo, trabalho com café há 10 anos. Graças ao Circuito, a gente se atualizou de muita coisa. Teve muita experiência contada aqui que a gente não sabia, e que agora pode nos ajudar a crescer.” – Orlando de Souza

“Sou novo aqui, estou há pouco mais de um ano morando no Campo Novo mas trabalhei na zona rural praticamente a vida toda. Posso dizer que saímos daqui com uma expectativa de trabalho bem melhor, tirando dúvidas com a representante do banco. Também quero participar da ATeG do SENAR, pois todos com quem eu falei que foram atendidos melhoraram e muito suas propriedades.” – Edinalson de Oliveira

ENCERRAMENTO DE UM CICLO

Thays Lemos Uchoa, engenheira agrônoma que atua como técnica de campo na ATeG do SENAR – AC, realizou apresentação aos participantes sobre a metodologia do programa e sobre questões ligadas diretamente ao plantio de café. Este ano, sua turma de 24 produtores rurais encerra o ciclo de dois anos da ATeG.

circagroacrel222

Encontros estimulam troca de experiências entre os membros da comunidade rural. Foto: ASCOM

“Com o ar do tempo, a cafeicultura foi expandindo muito, com aumentos de tecnologia significativos. O produtor tem dificuldade em acompanhar esse aumento, e é importante que ele busque quais tecnologias são íveis para aplicação na propriedade”, explicou a técnica de campo.

circagroacrel227

Thays Lemos Uchoa, eng. agrônoma e técnica de campo da ATeG no Acre. Foto: ASCOM

“Quando iniciei no programa, foi o meu primeiro contato de fato com produtores rurais no campo. Eu aprendi tanto quanto eles, e não digo só da parte técnica, mas no quesito social, de vivência para levar em todas as minhas atuações profissionais.” – Thays Lemos Uchoa


Matérias Relacionadas